Skip to main content

O sorriso – e os dentes – são parte da imagem de todas as pessoas. É através do sorriso que denotamos alegria, juventude, entusiasmo e, em suma, vontade de viver. É, no fundo, a mais comum forma de perceção sobre se uma pessoa é agradável ou tímida.

É inegável que o seu sorriso influencia a sua autoestima pois ajuda a aumentar a sua confiança, com segurança, tendo em conta o bom-estado dos seus dentes. O contrário é também verdade pois, alguém que tenha os dentes feios, tortos e/ou amarelados vai, com certeza, sentir insegurança e timidez.

O facto de ter problemas com os seus dentes e não estar contente com a imagem que transmite aos outros pode, de facto, fazer com que se deixe abalar pela tristeza ou ansiedade. É altamente provável que sinta vergonha do seu sorriso ou, mesmo até,  incómodo pela forma como as outras pessoas poderão fazer algum olhar comprometedor, se não mesmo, alguma piada.

Ao esconder o sorriso, saiba que está a afetar as suas interações com as pessoas. Este, é a sua carta de apresentação pois é através dele que as pessoas percebem se algo é-lhe agradável ou não. Um sorriso espontâneo permite uma resposta similar das pessoas. Contudo, ao impedir-se de sorrir, está a enviar um sinal de desagrado ou desconforto, seja para com a situação seja para com os outros quando, no fundo, sente isso em relação à sua pessoa.

Ora, se a sua autoestima é baixa e não se sente bem em si, o que irão as outras pessoas entender? De certo irão pensar que não se sentem bem ao pé de si pois, a informação que retiram da sua linguagem corporal é, de forma implícita, de que não gosta delas – o que causa um desconforto comum a ambas as partes.

Lembre-se que, se não gostar de si, ninguém gostará! Restam-lhe então duas opções: Comiseração ou mudança. E é inegável o rol de benefícios que lhe trará – para si e para a sua saúde – uma mudança de pensamento e um aumento da sua autoestima.

Benefícios de uma autoestima alta

Quando eleva a sua autoestima aumenta a sua motivação. Isso faz com que as suas atividades diárias sejam realizadas com melhor atitude – ao mesmo tempo que liberta hormonas que contribuem para o sentimento de felicidade. Sentir-se-á capaz de atingir os seus objetivos tendo em conta que a sua confiança aumenta proporcionalmente.

Ao fazê-lo, irá ter mais em consideração a sua saúde e uma melhor alimentação, cuidará da sua imagem, propor-se-á a melhores objetivos de vida e os seus pensamentos mudam positivamente pelo que irá encarar os seus problemas com outra perspetiva.

Faça um esforço: A sua saúde melhorará consideravelmente, o seu estado de espírito será positivo e, consequentemente, as suas relações interpessoais serão bem melhores.

 Aumente a sua autoestima, sorrindo

Não se preocupe se os seus dentes não são perfeitos. A maioria das pessoas não possui uma dentadura natural perfeita. É para isso que existem medidas estéticas: para que os seus dentes sejam perfeitos de forma a despreocupar-se de algum desagrado que possa ter da sua imagem. Os dentes amarelos ou tortos, partidos ou mesmo em falta impedem-lhe o sorriso? Visite o seu dentista. Ele fará uma avaliação correta dos seus dentes e gengivas com o intuito de garantir a função oral e um melhoramento definitivo do seu sorriso.

É impreterível rir da vida, de felicidade, das suas experiências, ser alegre. Que melhor forma de fazê-lo senão com dentes limpos e sãos? Visite o seu dentista pelo menos duas vezes por ano para que reveja a sua dentadura, se a mordida está conforme, se não apresenta fraturas em algum dente ou se as suas gengivas estão sãs. Alie os cuidados básicos orais diários e fará com que o seu sorriso saia da obscuridade para voltar a brilhar! A sua segurança e autoconfiança aumentarão exponencialmente como da noite para o dia.

Os avanços da ciência e da tecnologia ajudaram favoravelmente a que mais pessoas recuperassem o sorriso através de técnicas e procedimentos dentários, tais como:

1.Facetas de porcelana ou Lentes de contacto:

São capas finas, feitas de porcelana, que se colocam na parte externa do dente com o propósito de melhorar a sua aparência a curto prazo. Ajudam-no a ter o sorriso perfeito.

2.Ortodontia:

É um tratamento que ajuda a corrigir os dentes tortos e as irregularidades na localização dos mesmos. Este procedimento implica a utilização de brackets ou alinhadores Invisalign temporariamente – até que os seus dentes se encontrem alinhados e possa brilhar com o seu sorriso cativante.

3.Reabilitação oral:

Uma especialidade da odontologia em que se restaura a dentadura com o propósito de recuperar a sua funcionalidade, saúde e estética, através de próteses dentárias fixas ou removíveis. Esta é outra alternativa que ajudará a melhorar o seu sorriso.

4.Implantes dentários:

No caso de ter perdido algum dente por doença da cavidade bucal ou traumatismos, tem a opção dos implantes: Pequenos parafusos de titânio que se colocam nos maxilares através de cirurgia onde, depois, podem-se aplicar as coroas ou qualquer outro substituto da peça dental.

5.Próteses dentárias:

Outro procedimento em que não precisa de cirurgia para substituir os dentes em falta – com peças artificiais, tão naturais que ninguém notará a diferença.

6.Branqueamento:

É um tratamento dentário estético em que se consegue eliminar manchas dos dentes, devolvendo-lhes a sua cor original. Pode consegui-lo em casa ao adquirir uma pasta dentária com ingredientes branqueadores ou no consultório médico com instrumentos e elementos profissionais.

Como vê, já não tem desculpas para que o seu sorriso seja um impedimento nas suas relações pessoais ou laborais. Os procedimentos que descrevemos neste artigo fornecem-lhe alternativas que trarão de volta a sua vontade de sorrir e exibir uma dentadura invejável. Visite o seu dentista e discuta as opções que tem para fazer uma reabilitação oral.

Viva uma vida sem complexos…

Posso ajudar?