Nestes tempos que estamos mais em casa e em que as nossas rotinas habituais estão completamente alteradas, é muito frequente os miúdos, mas também os graúdos, entreterem-se a comer. Contudo, esta ação pode comprometer a nossa saúde oral.
Quando estamos ocupados e concentrados em algo, o nosso cérebro muitas vezes nem se lembra de nos dar ordem para comer, mas quando não temos nada para fazer ou pura e simplesmente estamos sentados à frente de uma TV, tablet ou computador a passar o tempo, parece que estamos sempre cheios de fome!
O acto de comermos com mais frequência e sem regras, frequentemente até alimentos açucarados, para além de ser terrível para o nosso físico e dos nossos filhos, pode também ter sérias consequência para a respectiva saúde oral!
Como forma de minimizar este problema, eu recomendo:
- Evitar comer fora das refeições.
- Se tiver fome e lhe apetecer um “snack”, preferir uma peça de fruta (por exemplo, maçã), um vegetal cru (por exemplo, cenoura) ou frutos secos, a bolachas ou bolos.
- Lavar os dentes sempre após as refeições. Agora que estamos mais tempo em casa, não há desculpa para não o fazer.
- Nunca ir dormir com os dentes sujos! Seja à noite ou quando fizer uma sesta durante a tarde.
- Não confiar demasiado nos miúdos para lavarem os dentes sozinhos. Eles normalmente não o fazem correctamente. Se forem crianças pequenas devemos ser nós a lavar-lhes os dentes, se forem mais crescidos, devemos ajudá-los e monitorizar se o executam de forma eficaz.
- Tal como os adultos, os adolescentes devem também utilizar o fio dentário pelo menos uma vez por dia.