Skip to main content

Quando falamos em medicina dentária, sabemos que há muito mais soluções que vão para além dos diversos problemas orais de cáries, ortodontia, periodontologia, endodontia, entre outros.

Alguns inconvenientes como as fraturas de dentes, restauração de peças e muito mais são agora resoluções mais simples e comuns graças aos avanços tecnológicos na área da medicina dentária.

No seguimento, a colocação de próteses dentárias e implantes é uma das alternativas sugeridas pelos médicos dentistas com a finalidade de melhorar a estética e a saúde da cavidade bucal.

De forma a conhecer melhor este tema, é importante referir que uma prótese é a extensão artificial que substitui uma parte do corpo. Já uma prótese dentária refere-se à substituição de um ou vários dentes – tendo como finalidade o favorecimento estético e da saúde bucal.

Neste campo, temos os implantes dentários. Feitos de materiais metálicos – parafusos – são colocados cirurgicamente nos ossos maxilares, superior ou inferior, funcionando como uma âncora para os dentes, completando assim a sua dentadura.

Os implantes são, sem dúvida, uma boa opção a longo prazo como uma melhoria para a sua saúde bucal e estética pois são feitos de titânio e outros materiais compatíveis com o corpo.

O que é uma prótese sobre implantes?

Coroas, pontes, próteses completas ancoradas a um implante – ou também conhecidas como próteses suportadas por implantes – são todas elas aparafusadas no maxilar superior ou inferior, dependendo do caso. Para colocá-las, tem primeiramente de submeter-se à colocação do implante por via cirúrgica.

É, com toda a certeza, um tratamento complexo e que requer estudos detalhados. Contudo, feito corretamente, terá um magnífico resultado na restauração dos seus dentes.

O tratamento permite-lhe a substituição parcial ou completa dos dentes, dependendo do seu caso e necessidades em particular. Tem obviamente a vantagem dos dentes artificiais parecerem tão naturais que ninguém notará a diferença.

Ao fazer este tratamento, é impreterível cumprir as recomendações do seu médico dentista. Não descure também as suas preocupações em relação a este procedimento e discuta-as sem pudor. É necessário sentir a segurança e confiança para recuperar a sua dentadura desta forma.

Como sabe, há dois tipos de próteses sobre implantes: As prótese fixas aparafusadas – ou cimentadas aos implantes – e as removíveis (sobredentaduras), que podem ser retiradas para uma maior higiene.

O que é uma prótese sobre implantes?

 Procedimento de colocação de prótese sobre implantes

Um bom tratamento requer sempre planeamento. Através de raio-x ou qualquer outro exame indicado pelo seu dentista, deve haver uma preocupação em saber se detém uma excelente saúde bucal, se o seu maxilar tem as medidas e qualidade suficientes para que o tratamento corresponda às expectativas.

Após a revisão dos exames e passando à fase seguinte, fará alguns registos em cera para que se possa saber a relação da oclusão – entre o arco superior e inferior – além das impressões e medidas da sua boca, isto pode ser feito também de forma digital. Nesta fase escolherá também a cor da peça dentária com o seu médico dentista.

De seguida – e após marcação da cirurgia – serão então colocados os implantes necessários. Mas não tema, ser-lhe-á aplicada uma anestesia local para que não sinta qualquer dor no momento.

Após a cirurgia – e a recuperação da mesma – voltará novamente ao consultório para que o seu dentista possa ver como se encontra. Aqui, fará também a verificação de alguns ajustes necessários da sua prótese.

Depois do seu médico dentista verificar que a cerâmica da prótese simula os seus dentes naturais, possui a oclusão correta e a estética é a ideal faz-se o ajuste aos implantes.

Após todas as verificações e ajustes, a prótese (fixa) é finalmente cimentada ou aparafusada no implante dentário.

Ainda que lhe possa preocupar esta questão dos implantes, descanse. O osso e o implante passam a ser um só através de um processo de osteointegração pois os implantes são absorvidos naturalmente pelo corpo.

Benefícios das próteses sobre implantes

Partindo do princípio que este tratamento é-lhe indicado pelo seu médico dentista, verá o quão vantajoso é para si. Pelo simples facto de saber que nada se soltará ou provocará danos ao alimentar-se, transmite-lhe uma maior segurança e confiança, tanto na hora de comer como no seu dia-a-dia. Ora veja:

Ao contrário das dentaduras – que podem causar vermelhidão e espaços nas gengivas – as próteses suportadas por implantes integram-se adequadamente no seu corpo sem causar danos, já para não falar que permitem recuperar a função de mastigar naturalmente, devolvendo-lhe a normalidade.

Outro benefício da colocação das próteses no implantes é que favorece a manutenção do osso facial. A perda óssea relacionada com o envelhecimento precoce não existirá e isso permitir-lhe-á manter a estética facial com todas as melhorias que certamente sentirá. As próteses fixas são mais duráveis que as removíveis pelo que, com o passar dos anos, manterá não só os dentes como a estética.

Outra grande razão é, sem dúvida, a melhoria da oclusão e fonética, aspetos funcionais de maior importância no seu dia-a-dia e, acima de tudo, aumenta a sua autoestima e confiança pois, agora, não terá medo de sorrir e mostrar os seus dentes.

Se não se esquecer de evitar o tabaco, fazer consultas de manutenção regulares, ter uma boa higiene bucal constante e seguir as recomendações do seu médico dentista verá que obterá grandes resultados com uma manutenção muito simples.

Dado ao grande número de vantagens que apresenta, este é um dos tratamentos mais procurados pelos pacientes no que toca à recuperação das funções orais. A prótese sobre implantes é, também, um dos mais completos sistemas de reabilitação oral.

Posso ajudar?