Skip to main content
Ao longo das nossas vidas temos vários momentos em que as decisões que tomamos impactam de forma relevante o rumo que terá o nosso futuro, seja a nível pessoal, profissional, emocional e até mesmo ao nível da nossa saúde.

Na minha área, a da Estética Dentária e Implantologia Oral Avançada, existem 2 momentos importantes de decisão:
1) Decidir realizar o tratamento em causa;
2) Decidir qual o Médico que o irá efetuar.

Decidir realizar um determinado tratamento estético, como colocar Facetas de Porcelana e assim fazer um upgrade ao seu sorriso, ou deitar a sua prótese antiga para o lixo e substituí-la por Implantes, que lhe irão permitir mastigar muito melhor, é sem qualquer dúvida uma decisão fundamental que lhe poderá oferecer um futuro com mais saúde, mais auto-estima, mais confiança e acima de tudo, mais qualidade de vida. No entanto, muitas pessoas hesitam em decidir dar este passo, seja por medo, por dificuldade em sair da sua zona de conforto, por inconscientemente acharem que não merecem investir em si para ter uma vida melhor, ou por não poderem ou acharem que não vale a pena efetuar o investimento financeiro necessário.

Por outro lado, decidir com que Médico ou em que Clínica irá realizar o seu tratamento também não é habitualmente um decisão fácil, mas é igualmente fundamental! Com a diversidade da oferta atual e a publicidade crescente, as opções são imensas, o que dificulta o processo de decisão.

Sou frequentemente procurado por pacientes que realizaram os seus tratamentos noutras Clínicas e estão extremamente insatisfeitos e cheios de problemas, que me pedem ajuda para resolver a sua situação. Habitualmente estas pessoas revelam que foram iludidas com promessas de tratamentos fáceis e mais baratos, para depois se verem em situações de falta de qualidade dos materiais, inexperiência dos profissionais, mau acompanhamento por parte das Clínicas, duração dos tratamentos muito superior ao prometido, entre outras.
Infelizmente, tratar estes casos é normalmente bastante mais difícil, implica mais sofrimento e é também mais caro do que realizar os tratamentos bem logo de início, o que demonstra bem a elevada importância de tomar as decisões corretas.

Quais são então os fatores a ter em conta para a/o ajudar a tomar a decisão certa relativamente ao seu tratamento de saúde oral? Na minha opinião, deve decidir-se por um Médico por quem sinta empatia, que lhe exponha as diferentes opções de tratamento, que a/o aconselhe qual a melhor solução para o seu caso, que lhe transmita confiança e demonstre experiência e conhecimento no processo que lhe está a propor. Alguém que lhe mostre resultados de casos semelhantes ao seu, que se preocupe verdadeiramente consigo enquanto pessoa e com o resultado final do seu tratamento (e não apenas em querer receber o seu dinheiro), alguém que lhe garanta a disponibilidade e acompanhamento que você merece, para além da qualidade e durabilidade dos tratamentos que irá realizar.
Estou certo de que se conseguir reunir todos estes fatores, a sua decisão será a mais acertada e não se irá arrepender.

Decida bem. A qualidade das suas decisões, definirá a qualidade do seu futuro!

Posso ajudar?